Coalizão pelo Impacto realiza encontro para traçar Plano de Ação 2026
O ICE promoveu, em São Paulo, o encontro presencial para a construção do Plano de Ação 2026 da Coalizão pelo Impacto. A imersão, que aconteceu nos dias 20 e 21 de janeiro, reuniu cerca de 30 pessoas, entre coordenações locais, organizações estruturantes e correalizadoras das cidades de Belém, Brasília, Campinas, Fortaleza, Paranaguá, Porto Alegre e São Paulo.
O encontro teve como foco alinhar estratégias, celebrar avanços e identificar desafios enfrentados nos territórios, além de definir prioridades para o último ano do projeto. A programação combinou escuta ativa, planejamento coletivo e articulação entre diferentes atores, reforçando o compromisso da Coalizão com mudanças sistêmicas e o fortalecimento dos ecossistemas locais de impacto.
Segundo Diogo Quitério, vice-diretor de planejamento e impacto do ICE, a imersão teve como propósito ir além da definição de ações, fortalecendo a construção coletiva da Coalizão.
“Esse encontro foi pensado não apenas como um momento de planejamento, mas como uma oportunidade para consolidar os aprendizados que construímos juntos na Coalizão ao longo dos últimos anos.”, afirmou.
Programação
Durante as atividades os participantes elaboraram um diagnóstico da situação dos ecossistemas locais e refletiram sobre diretrizes para o planejamento de longo prazo, com horizonte até 2030.
E sob a condução de Carla Duprat, diretora-executiva do ICE, e Fernanda Bombardi, diretora do ICE, o grupo debateu a visão de futuro das cidades seguido da apresentação do Planejamento 2030 da Coalizão, que abordou diretrizes estratégicas, sinergias locais, marcos do processo e orçamento.
Em outro momento, os representantes das cidades também realizaram uma troca de planos, compartilhando propostas e recebendo contribuições entre os territórios. Em plenária, o grupo destacou as potências dos novos direcionadores estratégicos e apontou preocupações, especialmente relacionadas ao avanço da diversidade, equidade e inclusão, com ênfase nos desafios raciais nos ecossistemas locais.
Os representantes das organizações correalizadoras participaram, ainda, de uma atividade participativa sobre o Projeto Legado, que reunirá os aprendizados dos cinco anos da Coalizão pelo Impacto nos territórios.
Foco 2026
No segundo dia, o foco foi a definição das ações prioritárias para 2026 para cada uma das cidades e, ainda, o novo papel dos coordenadores ao longo deste ano.
O encontro reforçou a forma do ICE em realizar processos colaborativos, com inovação social, baseados na realidade dos territórios. O que promove uma aprendizagem conjunta e tomada de decisões estratégicas orientadas para o impacto positivo e duradouro das mudanças sistêmicas em cada cidade da Coalizão pelo Impacto.
