Academia ICE
Engajar docentes e fortalecer a atuação das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, privadas e comunitárias no ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto é a razão de ser do programa Academia ICE.
Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, os professores trabalham temáticas e conteúdos que conectam os alunos com as temáticas do setor da economia de impacto e as IES produzem conhecimento, ofertam formações e disseminam conteúdo para formar empreendedores e outros profissionais para o setor, e articular ecossistemas locais em diferentes regiões do Brasil.
Encontros temáticos, jornadas formativas, articulação dos membros da Rede e com atores locais que tem sinergia com a atuação das IESs, reconhecimento de boas práticas e produção de material, são algumas das frentes de atuação do programa.
Confira mais sobre a rede no site Academia ICE.
O programa Academia ICE mobiliza uma rede de mais de 454 professores e pesquisadores que atuam em mais de 167 IES em todas as regiões do país. As temáticas trabalhadas pela rede são o Empreendedorismo Social, Investimentos e Negócios de Impacto e Inovação Social.
Rede em ação
- Entre 2016 e 2023, 43.306 alunos foram formados nas disciplinas ministradas nas temáticas da rede.
- Desde 2016, foram produzidas mais de 495 pesquisas e 378 atividades de extensão
Fonte: 9º monitoramento anual da Rede Academia ICE, realizado pela FJLES – Fundação José Luiz Egydio Setúbal
Jornada de Ensino Regional
- Processos de construção coletiva de conhecimento para professores do Ensino Superior com recorte regional interessados em trabalhar em sala de aula com as temáticas de Investimentos e Negócios de Impacto, Empreendedorismo Social e Inovação Social.
- Aberta a professores de todo país membros da Rede Academia ICE e Universidades + engajadas.
- Formação via plataforma online com duração de 2 meses que parte de um conteúdo mínimo a ser enriquecido com as contribuições e trocas de experiências dos participantes.
- Ao final da jornada, os professores terão construído referências para ministrar aulas, elaborar ementas, revisitar práticas de avaliação, orientar trabalhos e receberão certificado mediante ao cumprimento das exigências.
Para mais informações, consulte o site.
