This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Aliança pelo Impacto
Criada em maio de 2014 pelo ICE, a Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto (Aliança pelo Impacto) apoia o desenvolvimento do ecossistema de impacto positivo no Brasil por meio de produção e divulgação de conteúdos, articulação com atores estratégicos e fomento a iniciativas inovadoras.
Atuando de forma colaborativa e com escuta ativa junto a outros atores públicos e privados, tem construído recomendações para o avanço do ecossistema no Brasil e adotado diferentes papéis em sua implementação: liderança de grupos de trabalho e protótipos; suporte a grupos, redes e projetos; e disseminação de iniciativas, boas práticas, conquistas e gargalos que mapeia como forma de monitorar as propostas de cada recomendação.
Além de buscar de forma permanente conexões com organizações e redes locais, a Aliança pelo Impacto conecta o Brasil ao movimento global pelos investimentos de impacto atuando como National Advisory Board (NAB) para o Global Steering Group for Impact Investment (GSG) no país.
Em 2015, a Aliança pelo Impacto (à época chamada Força Tarefa de Finanças Sociais) construiu, a partir de estudos e com a colaboração de mais de cem pessoas, 15 recomendações para o fortalecimento da agenda dos investimentos e negócios de impacto no Brasil até 2020.
Novas recomendações foram então formuladas a partir da análise dos avanços concretos do ecossistema no período anterior, dos entraves que todavia precisam ser superados e de novas oportunidades identificadas nesse setor tão dinâmico. Mais uma vez, a Aliança pelo Impacto buscou a parceria, a cooperação e a participação de organizações dinamizadoras, empreendedores, investidores, gestores públicos, professores e pesquisadores do Ensino Superior para propor visões de futuro para a agenda de impacto até 2025.
Mais de 1.000 pessoas puderam opinar e validar as recomendações ao longo do processo.
Estudos e publicações
Dados e conceitos divulgados pela Aliança têm servido nos últimos anos de referência para pesquisas acadêmicas, chamadas de negócios e editais. Todos os relatórios e publicações têm distribuição gratuita e são concebidos e produzidos com parceiros técnicos. Recursos próprios e de parceiros estratégicos são utilizados também para financiar estudos de outras organizações.
Mais de 20 publicações já foram lançadas ou apoiadas pela Aliança pelo Impacto nos últimos 7 anos.
ENIMPACTO
O ICE, por meio da Aliança pelo Impacto, é uma das organizações da sociedade civil que atuou junto ao Governo Federal para a criação da ENIMPACTO – Estratégia Nacional pelos Investimentos e Negócios de Impacto (Decreto nº 9.244/2017) e faz parte do Comitê para sua implementação, que é liderada pelo Ministério da Economia.
A participação do governo é essencial para impulsionar e dar suporte ao ecossistema de investimentos e negócios de impacto. Seja com fomentador via políticas públicas, regulador ou comprador de produtos e serviços de negócios de impacto.
Já criaram suas políticas os estados do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Minas Gerais e há outras sendo articuladas país afora também no nível municipal.
Visite o site da Aliança pelo Impacto para saber mais.
- Explore as 9 recomendações para o avanço do campo
- Acesse gratuitamente publicações produzidas pela Aliança e organizações parceiras
- Conheça outras ações para pelos negócios de impacto no Brasil
Conheça também a nossa atuação internacional representando o Brasil junto ao Global Sterring Group.
Veja também: investimentos de impacto para todos
A plataforma Investir com Impacto chega para democratizar o conhecimento e estimular novos investidores e investidoras a participar desse movimento global transformador, que concilia impacto socioambiental e sustentabilidade financeira.