Notícias

Notícias

Conheça dez instrumentos financeiros para alavancar negócios de impacto

Novas fontes e mecanismos de financiamento para alavancar recursos públicos e privados para o setor estão em infográfico lançado pelo GIFE.

Os recursos provenientes das fontes de financiamento tradicionais – como governos, organismos internacionais, investimento social privado e filantropia – mostram-se insuficientes para responder aos principais desafios sociais e ambientais do Brasil e do mundo. Os investimentos de impacto buscam atrair recursos oferecendo (a quem doa ou investe) a medição do impacto socioambiental gerado. Trata-se do uso de recursos privados e públicos via instrumentos financeiros, novos e existentes, em atividades que visam produzir impacto socioambiental com sustentabilidade financeira, podendo ou não gerar retorno financeiro sobre o capital investido.

Recentemente, o Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE) publicou um Infográfico que destaca e detalha os principais achados do 2º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental.sobre  novas fontes e mecanismos inovadores de finanças sustentáveis para alavancar recursos públicos e privados para o setor de impacto no Brasil. São dez instrumentos financeiros que representam uma nova janela de oportunidades tanto para empreendedores, quanto para investidores de impacto no Brasil.

No início deste ano, a Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, com apoio de ICE e Impactix, lançou o documento Produtos Financeiros de Impacto Socioambiental – Oportunidades para Investidores, um mapeamento (em progresso) das alternativas para investidores interessados em produtos financeiros para alocação de capital para impacto, considerando: 1) produtos financeiros, como fundos (VC e FDIC) e títulos de renda fixa; 2) veículos para investimento direto, como as plataformas de financiamento coletivo (via dívida e equity); 3) redes que identificam negócios para eventual investimento direto; e 4) distribuidores de produtos financeiros de impacto de terceiros.



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial