• Home
  • O ICE
    • Quem Somos
    • Teoria de Mudança
    • Governança
    • Finanças Sociais
    • Negócios de Impacto
    • Equipe
    • Relatórios
    • Parceiros
  • Nossos programas
    • Academia ICE
    • Aliança pelo Impacto
    • Elos de Impacto
    • Investimentos de Impacto
    • Fórum Impacta Mais
  • Biblioteca
    • Publicações
  • Notícias
  • Contato
Notícias

Notícias

Diálogo com o Campo: Luiza Nascimento e Bettina Barros discutem os desafios da comunicação para o campo de investimentos e negócios de impacto no Brasil

  • 29 de março de 2019
  • Autor: Equipe ICE
  • Tags:

Falta de clareza de conceitos próprios do campo e comunicação insuficiente de cases de sucesso estão entre os gargalos.

O campo de investimentos e negócios de impacto, em franco crescimento no Brasil, traz à tona cada vez mais o desafio da comunicação para a consolidação de uma nova mentalidade. De acordo com o 2º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental, lançado recentemente pela Pipe.Social, a demanda por apoio à comunicação ocupa o segundo lugar no ranking dos principais pedidos de apoio dos empreendedores brasileiros junto com “parcerias e networking”, ficando atrás somente de “mentoria”.

Outros atores do campo de investimentos e negócios de impacto relatam dores como a comunicação insuficiente de cases e a carência de formadores de opinião falando sobre a agenda. A falta de compreensão das diferenças entre conceitos que fundamentam a temática também atrapalha.

“As pessoas não sabem o que são negócios de impacto, finanças sociais e filantropia e como conversam entre si. Entre investidores, há ainda quem fale que o investimento de impacto vai substituir ou acabar com a filantropia. É preciso uma comunicação eficiente para mostrar a  diferença e o espaço de cada coisa.” comenta Luiza Maria de Camargo Nascimento, associada e membro do Conselho Deliberativo do ICE e investidora em negócios de impacto.

Uma comunicação que supere tais desafios pode contribuir para a solução de outros, como os entraves para o acesso dos negócios de impacto a recursos.

Este é o tema do Diálogo com o Campo deste mês. Ao longo de 2019, como parte das ações em comemoração ao seu aniversário de 20 anos, o ICE propõe este espaço de diálogo entre associados, equipe  e pessoas que fazem parte dessa história e trazem reflexões para sua ação futura. Nessa conversa, Luiza entrevista Bettina Barros, jornalista com vasta experiência escrevendo sobre negócios e sustentabilidade.

Confira a seguir o diálogo na íntegra.

Luiza – Considerando o papel central da comunicação no fortalecimento do tripé de atores que compõem o ecossistema (empreendedores, aceleradoras e incubadoras e investidores) e no engajamento de novos players (investidores tradicionais como bancos e outros atores do mercado financeiro), quais são, na sua avaliação, os principais desafios e as tarefas mais urgentes dessa agenda?

Bettina – A comunicação exerce um papel estratégico nos negócios, independentemente de sua área de atuação, não seria diferente nos negócios de impacto socioambiental. Uma das principais funções da comunicação nesse caso é apresentar à sociedade uma nova abordagem, assim como acompanhar o desenvolvimento e promover reflexões pertinentes ao movimento. Novos conceitos são compreendidos quando explicados e ganham amplitude quando compartilhados. Um clássico business case de sucesso é capaz de inspirar milhares de pessoas se sua história for contada. Revestido de propósitos e comprovadamente lucrativo, o poder disseminador do setor de investimentos e negócios de impacto é ainda maior por dialogar diretamente com os principais anseios e deficiências da sociedade moderna. Quando bem comunicados, os negócios de impacto têm o poder mágico de engajar comunidades, fortalecer atores do ecossistema de impacto social – sejam eles empreendedores, aceleradores, incubadores ou investidores – e trazer ao jogo novos players. Dito de outra forma, comunicar é conectar. Não à toa, esse parece ser um dos verbos mais conjugados nos dias de hoje.

Luiza – Como superar os desafios postos à comunicação do campo de investimentos e negócios de impacto, dada a complexidade do tema e a necessidade de uma comunicação mais clara, objetiva, acessível e engajadora? Que formatos, ferramentas e outros elementos você considera essenciais nesse sentido?

Bettina – Não existe comunicação se ela não for clara e objetiva. São premissas básicas. Se você não entende o que eu estou falando, não irá se conectar. Há hoje no mercado uma série de formas de passar uma mensagem, desde matérias na grande imprensa – ainda uma ferramenta importante de informação – até canais digitais específicos e os recursos que eles permitem. Blogs, podcasts, vídeos, infográficos, mídias sociais, todos têm o seu valor, dependendo do público que se quer alcançar. Jornalistas experientes ou youtubers/influencers? Com critério e compreensão do público-alvo, nada nem ninguém deve ser descartado.



  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • 0
  • Posted In:
  • Notícias

CATEGORIAS

  • Conteúdos relacionados
  • Nossas Publicações

Assinar Newsletter

  • Home
  • O ICE
    • Quem Somos
    • Teoria de Mudança
    • Governança
    • Finanças Sociais
    • Negócios de Impacto
    • Equipe
    • Relatórios
    • Parceiros
  • Nossos programas
    • Academia ICE
    • Aliança pelo Impacto
    • Elos de Impacto
    • Investimentos de Impacto
    • Fórum Impacta Mais
  • Biblioteca
    • Publicações
  • Notícias
  • Contato

REDES SOCIAIS

ICE – Instituto de Cidadania Empresarial

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento.

ICE
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O cookie estritamente necessário deve estar ativado o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.