Notícias

Notícias

Encontros com docentes ampliam a rede de professores em negócios de impacto e finanças sociais

Uma estimulante discussão sobre como inserir e desenvolver as temáticas do empreendedorismo social, negócios de impacto e finanças sociais nas instituições de ensino superior (IES) brasileiras foi o principal foco do Encontro Nacional de docentes da Rede NIFS (Rede de Professores em Negócios de Impacto e Finanças Sociais), promovido pelo Programa Academia do Instituto de Cidadania Empresarial,  ICE, simultaneamente ao Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto.  O Programa organizou também o Encontro Internacional, com a presença de Karim Harji, professor universitário e diretor da Purpose Capital, do Canadá.

Os dois encontros foram realizados no Insper, em São Paulo (SP), nos dias 3 e 5 de agosto. Desenvolvido pelo ICE desde 2013, o Programa Academia tem o objetivo de fortalecer as instituições de ensino superior no Brasil e de engajar os professores na temática das finanças sociais e negócios de impacto. Promovido para receber 11 novos docentes doutores, de quatro regiões do Brasil e nove estados diferentes, o Encontro Nacional contou com 22 professores de 16 instituições de ensino superior – estaduais, federais e particulares.

Após considerar que as temáticas de empreendedorismo social, negócios de impacto e finanças sociais têm como pressuposto a inovação, os docentes concordaram com a ideia de que, em função desse aspecto, não há espaço para abordagens convencionais na sala de aula contemporânea, em razão das demandas sociais que a academia discute, aborda e enfrenta. Reconhecem que é preciso inovar para transformar: uma educação abrangente e coerente envolve a experiência social.

Na visão dos docentes, a extensão universitária seria um dos caminhos viáveis para promover a inovação. Ao integrar pesquisa e docência e utilizar a experiência da intervenção social, a extensão atingiria de forma mais assertiva os alunos, resultaria em um aprendizado mais profundo dos temas e interferiria de modo mais direto na sociedade.

Durante o Encontro Internacional, Karim Harji, cofundador e diretor da Purpose Capital, e professor da Carlton University, do Canadá, compartilhou sua experiência de dez anos no acompanhamento e avaliação de investidores de impacto e grantmakers, e como professor no campo. Harji trouxe uma visão histórica sobre avaliação de impacto no Canadá e uma reflexão sobre métodos utilizados e o papel da academia na formação de profissionais para o campo. Confira aqui um vídeo no qual Karin comenta a importância do Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto para a mobilização do ecossistema brasileiro e destaca o papel da academia para a formação de futuros talentos para a resolução de problemas sociais complexos.

Os professores participantes dos dois encontros tiveram a oportunidade de conhecer em detalhe as frentes de atuação do Programa Academia,  que busca introduzir atividades mensuráveis nos três pilares das universidades: ensino, pesquisa e extensão.

O  Prêmio ICE 2016 de Finanças Sociais e Negócios de Impacto e o Blog da Rede NIFS estão entre as principais iniciativas do Programa Academia. Na semana do Fórum, foi lançada a 3ª edição do Prêmio, que busca incentivar e reconhecer trabalhos acadêmicos todo o Brasil sobre o campo. Podem participar os alunos de graduação e pós-graduação, juntamente com seus orientadores.

O Blog da Rede NIFS também foi lançado no Fórum. Trata-se de espaço virtual com estudos, pesquisas, artigos, eventos, editais e outros conteúdos relativos a Negócios de Impacto e Finanças Sociais produzidos por diversos docentes pesquisadores, que são referência nesses temas no Brasil.

 



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial