Notícias

Notícias

Força-tarefa de líderes latino-americanos criará Fundo de fundos de US $ 1 bilhão para catalisar o mercado de investimento de impacto da América Latina

O Global Steering Group for Impact Investment (GSG) anunciou, em julho, o lançamento de uma força-tarefa de líderes latino-americanos de investimento de impacto com o intuito de criar um Fundo de fundos de um bilhão de dólares para apoiar investimento de impacto social e ambiental em 20 países da América Central e Sul.

A presidência da força-tarefa será exercida pelo vice-presidente do GSG, Alejandro Preusche, e composta por outros membros que incluem os presidentes e representantes das forças tarefas (national advisory boards) dos países  que integram o GSG na região: Maria Laura Tinelli (Argentina / Uruguai); Beto Scretas (, pelo Brasil); Angelica Zegers (Chile); e Rodrigo Villar (México). Eles serão acompanhados pelo CEO da GSG, Amit Bhatia.

“Sinto-me honrado em aceitar a presidência da força-tarefa. Como o primeiro de seu tipo na região, o fundo de fundos oferecerá novas abordagens para enfrentar alguns dos desafios mais intratáveis da região. Estamos empolgados em começar nosso trabalho e esperamos compartilhar os resultados amplamente”, afirma Alejandro Preusche.

Os países latino-americanos fizeram progressos consideráveis em importantes frentes sociais e ambientais ao longo da última década, mas permanecem desafios significativos. Segundo algumas estimativas, cerca de 40% da população vive em condições vulneráveis: 115 milhões de pessoas vivem em assentamentos urbanos informais, mais de 80 milhões de pessoas são afetadas pelo fornecimento insuficiente de água e saneamento, 20% da população regional não tem acesso a instalações básicas de saúde e quase 10% dos jovens não concluíram o ensino fundamental.

O fundo buscará abordar essas questões reunindo capital institucional e de varejo de fontes nacionais e internacionais e estará alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial