Notícias

Notícias

Grupos de Trabalho entregam novas publicações ao campo

Com integrantes de vários países, os Grupos de Trabalho do Global Steering Group for Impact Investing (GSG), apresentaram sua produção sobre diversos temas do campo dos investimentos e negócios de impacto, durante o último GSG Summit que aconteceu em outubro, na Índia.

“Investing for a better world” traz recomendações para fortalecer a cadeia de valor dos serviços financeiros para atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A primeira parte do relatório, disponibilizada ao público, diagnostica as lacunas atuais ao longo da cadeia de suprimentos para o desenvolvimento de produtos e serviços que estão impedindo que mais capital flua para os ODS.

Com base nessa análise, o próximo passo será trabalhar com profissionais especializados com objetivo de desenhar um conjunto de ações que possam ajudar a fortalecer a cadeia de valor dos serviços financeiros para atender aos ODS e à economia de impacto.

Já a publicação “The Impact Principle” tem como foco inspirar e acelerar o progresso em direção a um futuro onde fluxos de capital mais significativos sejam direcionados para soluções que possibilitem impacto positivo em escala. O impacto deve ser integrado à tomada de decisões, somando ao modelo tradicional que mede retorno e risco dos investimentos.

A primeira parte do paper enfoca prioridades de ação baseadas na Teoria de Mudança, desenvolvidas a partir das contribuições e insights do grupo de trabalho e da literatura acumulada no desenvolvimento do campo do investimento de impacto até agora. Destaca onde pode-se acelerar o progresso e onde uma ação coordenada em rede pode alcançar mais do que atores ou transações individuais.

A segunda parte inclui ferramentas práticas e roteiros que informam estratégia e ação coletiva, complementadas por estudos de caso que mostram o que os líderes já estão fazendo nesse campo.

A publicação “Building Impact Investment Wholesalers” explora como novos atores vem atuando, no formato de organizações de atacado, para construir um mercado que conecta finanças a organizações que resolvem problemas sociais. A publicação destaca os primeiros atores deste segmento que estão acelerando e ampliando o investimento de impacto em seus países, construindo um mercado que vai além de sua atividade, desenvolvendo estruturas intermediárias fortes e conectando o capital a empresas sociais para ajudá-las a alcançar maior impacto.

Por fim, “Catalysing an Impact Investment Ecosystem: A Policymaker’s Toolkit” é um guia para orientar governos que queiram conhecer e atuar apoiando negócios de impacto em suas regiões. O Brasil participou ativamente da elaboração dessa publicação, levando toda a experiência com a criação da ENIMPACTO (Estratégia Nacional de Investimento e Negócios de Impacto). O guia serve não só para orientar a criação de políticas públicas no âmbito federal, mas também pode ser aplicado nos níveis estaduais e municipais por governos que queiram atuar no campo dos negócios de impacto.

Foto: GSG Impact Summit 2018



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial