
Grupos de Trabalho entregam novas publicações ao campo
- Autor: Equipe ICE
- Tags:
Com integrantes de vários países, os Grupos de Trabalho do Global Steering Group for Impact Investing (GSG), apresentaram sua produção sobre diversos temas do campo dos investimentos e negócios de impacto, durante o último GSG Summit que aconteceu em outubro, na Índia.
“Investing for a better world” traz recomendações para fortalecer a cadeia de valor dos serviços financeiros para atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A primeira parte do relatório, disponibilizada ao público, diagnostica as lacunas atuais ao longo da cadeia de suprimentos para o desenvolvimento de produtos e serviços que estão impedindo que mais capital flua para os ODS.
Com base nessa análise, o próximo passo será trabalhar com profissionais especializados com objetivo de desenhar um conjunto de ações que possam ajudar a fortalecer a cadeia de valor dos serviços financeiros para atender aos ODS e à economia de impacto.
Já a publicação “The Impact Principle” tem como foco inspirar e acelerar o progresso em direção a um futuro onde fluxos de capital mais significativos sejam direcionados para soluções que possibilitem impacto positivo em escala. O impacto deve ser integrado à tomada de decisões, somando ao modelo tradicional que mede retorno e risco dos investimentos.
A primeira parte do paper enfoca prioridades de ação baseadas na Teoria de Mudança, desenvolvidas a partir das contribuições e insights do grupo de trabalho e da literatura acumulada no desenvolvimento do campo do investimento de impacto até agora. Destaca onde pode-se acelerar o progresso e onde uma ação coordenada em rede pode alcançar mais do que atores ou transações individuais.
A segunda parte inclui ferramentas práticas e roteiros que informam estratégia e ação coletiva, complementadas por estudos de caso que mostram o que os líderes já estão fazendo nesse campo.
A publicação “Building Impact Investment Wholesalers” explora como novos atores vem atuando, no formato de organizações de atacado, para construir um mercado que conecta finanças a organizações que resolvem problemas sociais. A publicação destaca os primeiros atores deste segmento que estão acelerando e ampliando o investimento de impacto em seus países, construindo um mercado que vai além de sua atividade, desenvolvendo estruturas intermediárias fortes e conectando o capital a empresas sociais para ajudá-las a alcançar maior impacto.
Por fim, “Catalysing an Impact Investment Ecosystem: A Policymaker’s Toolkit” é um guia para orientar governos que queiram conhecer e atuar apoiando negócios de impacto em suas regiões. O Brasil participou ativamente da elaboração dessa publicação, levando toda a experiência com a criação da ENIMPACTO (Estratégia Nacional de Investimento e Negócios de Impacto). O guia serve não só para orientar a criação de políticas públicas no âmbito federal, mas também pode ser aplicado nos níveis estaduais e municipais por governos que queiram atuar no campo dos negócios de impacto.
Foto: GSG Impact Summit 2018
- Posted In:
- Notícias