Notícias

Notícias

ICE Indica – Abril 2019

Aula virtual gratuita com Célia Cruz sobre desafios e oportunidades no ecossistema dos negócios de impacto

No dia 16 de maio, Célia Cruz, diretora executiva do ICE, fala sobre o ecossistema de impacto durante aula online gratuita. A transmissão faz parte de um conjunto de três webinars para o lançamento do curso “Empreender com Impacto”, da parceria entre Mayma e Mercado Livre. As outras aulas acontecem nos dias 9 e 13 do mesmo mês. Os interessados devem se inscrever no site do programa. Já as inscrições para o curso, que tem cinco meses de duração, vão até o dia 22 de maio. Saiba mais.

Aplicativo facilita gestão de condomínios do Minha Casa Minha Vida, Cohab e CDHU

Já imaginou um app que facilita a comunicação entre moradores e gestores de condomínios? Essa é a proposta do SmartSíndico. Desenvolvida em 2017, a ferramenta destina-se especialmente a Habitações de Interesse Social (HIS) e foi um dos negócios apoiados pela Chamada ICE-BID 2018. Guilherme Ribeiro e Cássio Thut, criadores do projeto, explicam as funcionalidades e melhorias oferecidas pelo app. Leia a matéria.

Economista brasileira fala sobre inovação e agendas do novo governo

Em artigo publicado no site da Universidade Cornell, a economista brasileira Heloisa Menezes fala sobre os desafios e as oportunidades em inovação para o novo governo. Além de ressaltar que o país não tem boa performance em índices que medem inovação, ela aponta que as políticas do setor não são uma prioridade para a atual gestão. Ao mesmo tempo, a nova lei de inovação, regulamentada em fevereiro de 2018, oferece uma série de possibilidades, como a permissão para institutos de pesquisa investirem em startups. Confira.

Alinhar missão e investimento é segredo para avançar em questões raciais e de gênero, segundo CEO da Winthrop Rockefeller Foundation

Sherece Y. West-Scantlebury, presidente e CEO da Winthrop Rockefeller Foundation (WRF), explica em artigo recente como a organização conseguiu atingir o patamar de 36% de seu endowment – o equivalente a 47 milhões de dólares -, destinado ao investimento em empresas lideradas por mulheres e pessoas negras. Além disso, desmistifica preconceitos da área, como a crença de que é preciso sacrificar retornos em investimentos para promover equidade e que organizações comandadas por essa população oferecem menor retorno, leia aqui.

Inclusão da população negra no universo de negócios é tema de evento na FGV

Para debater a inclusão da população negra no universo dos negócios, de quem empreende a quem consome, a FGV EAESP convidou um pool de negócios que trabalham a temática: Feira Preta, Afrobusiness, Diaspora Black e Movimento Black Money – para criar um ambiente de dialogo e troca. No dia 13 de maio acontece então o fórum “Raça e Mercado uma transformação econômica”, uma iniciativa que reúne análises de mercado. investidores,empresas e negócios de diferentes segmentos da economia e muita inspiração. Samir Hamra, coordenador de programas no ICE, media uma das mesas de debate. Agenda completa e inscrição no site da EAESP.



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial