Notícias

Notícias

ICE Indica – Dezembro 2018 (Especial para Ler nas Férias)

Casos de mensuração de impacto da Rede ASTA e ASID

A Rede de Mensuração de Impacto em Finanças Sociais disponibiliza mais dois casos clínicos e práticos de avaliação de impacto, buscando gerar conhecimento para o campo: ASID Brasil e Rede Asta. O material da ASID Brasil destaca os desafios de avaliação de uma organização intermediária no campo de negócios com impacto social. O estudo da Rede Asta compartilha os aprendizados da organização no tema da avaliação ao longo de mais de dez anos de história e destaca o modelo utilizado, caracterizado como Gestão de Indicadores.

 Impacto Social em Mobilidade

A Artemisia, com apoio do Ford Fund – braço filantrópico da Ford – conduziu uma análise inédita, que aponta sete oportunidades para o desenvolvimento de negócios de impacto social no setor de mobilidade: acesso a serviços básicos, ampliação da disponibilidade e compartilhamento, acesso a bens de consumo e mercado, otimização do deslocamento, acessibilidade, segurança no deslocamento e mobilidade para cidades mais humanas. A Tese de Impacto Social em Mobilidade traz ainda um mapa dos negócios que já endereçam soluções a esses sete pontos.

Panorama do Setor de Investimento de Impacto na América Latina e no Brasil

A edição de 2018 do abrangente relatório sobre o investimento de impacto em toda a América Latina, produzido pela ANDE e pela LAVCA, traz dados sobre os investidores de impacto ativos na região, a atividade dos investimentos durante os anos de 2016 e 2017, e as expectativas de quem aporta recursos em projetos para 2018 e 2019. O Panorama aponta ainda o aumento do interesse e envolvimento de investidores individuais, fundações, family officers, gestores tradicionais de fundos e investidores institucionais, prevendo que o investimento de impacto continuará a crescer na região.

Catalisando o crescimento da economia de impacto

Lançado durante o GSG Summit 2018, o artigo Catalyzing the Growth of the Impact Economy foi elaborado pela McKinsey & Company a partir de entrevistas detalhadas com mais de cem investidores, gestores de fundos, empreendedores sociais e outros atores, revelando o que será necessário para que a economia de impacto atinja a maturidade, apontando alavancas para que esse cenário se concretize.

Economia regenerativa

O Circular Design Guide, publicado pela Ellen Macarthur Foundation, busca ajudar inovadores a criar soluções eficazes e criativas para a economia circular. As empresas estão arraigadas em uma abordagem linear de crescimento – fazer, usar, descartar. Este guia permite explorar novas maneiras de criar valor sustentável, resiliente e duradouro, gerando oportunidades de negócio e proporcionando benefícios ambientais e sociais.



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial