Notícias

Notícias

Financiamento de Inovações sociais para mudanças sistemicas é tema de workshop em SP

Com a presença de Louise Pulford, diretora da Social Innovation Exchange (SIX), o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), GIFE, Instituto Intercement, Instituto Alana e Instituto Sabin realizaram no dia 02 de maio, em São Paulo (SP), o workshop “Financiando inovações sociais para mudanças sistêmicas”, voltado para institutos e fundações que apoiam e desenvolvem diferentes trabalhos na área de inovação social.

O participantes, 27 representantes de institutos e fundações, tiveram a oportunidade de compartilhar conceitos, de analisar como estão trabalhando no processo de inovação social e de identificar o estágio em que se encontram.

Em sua apresentação, Louise Pulford analisou os desafios do ecossistema global para o desenvolvimento e financiamento da inovação social. “SIX é a primeira rede focada na inovação social. Nossa visão é que as pessoas em todo o mundo podem se tornar melhores inovadores ao se conectarem com os seus pares, compartilhando métodos e trocando soluções globalmente”, afirmou a diretora da SIX.

A SIX trabalha com a perspectiva de promover a mudança sistêmica. Como conseguir gerar e desenvolver ideias inovadoras que realmente provoquem impacto social positivo. Para ilustrar esse grande desafio, Louise apresentou aos participantes do workshop o quadro sobre o processo de inovação social que norteia a atuação da SIX, uma espiral com sete eixos:

1. Oportunidades e desafios
2. Geração de ideias
3. Desenvolvimento e testes
4. Construção de cases
5. Implementação
6. Evolução e escala
7. Mudança sistêmica

“A análise de Louise motivou uma reflexão muito importante entre os participantes. Alguns perceberam que ainda estão na fase preliminar de geração de ideias, promovendo concursos e prêmios. Outros estão mais avançados. Foi muito inspirador para o grupo, que se sentiu motivado a caminhar com esse foco”, explica Célia Cruz, diretora-executiva do ICE e mobilizadora do encontro.

Cases e mudanças sistêmicas
A diretora do SIX apresentou ainda cases de sucesso, como a McConnell Foundation (Canadá), à frente de vários projetos que vão de artes e inclusão social, empreendedorismo e soluções financeiras a alimentação, entre outros; a Lankelly Chase (UK), instituição que começou a atuar em filantropia e hoje apoia e financia práticas, políticas e programas voltados para melhorar a qualidade de vida de grupos de risco; e a Calouste Gulbenkian Foundation (UK) que, desde 1956, desenvolve projetos para atender necessidades da sociedade, fomentar o conhecimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio das artes, da ciência e da educação. “São organizações que promovem mudanças sistêmicas, estruturais e culturais”, comentou Louise.

O encontro proporcionou ainda a oportunidade de aproximar as lideranças dos institutos e fundações brasileiros da SIX. Foi o primeiro contato de Louise com organizações que atuam no Brasil.

A agenda do workshop incluiu ainda o compartilhamento de dois cases brasileiros. O ICE apresentou a Força Tarefa de Finanças Sociais, criada em 2014 e sua experiencia de mobilização de diferentes organizações para construção de mudanças sistêmicas no campo das Finanças Sociais e Negócios de Impacto, por meio Lab de Inovação em Finanças Sociais.

O Alana compartilhou suas ações mobilizadoras com o programa Criança e Consumo cujo debate público criado sobre questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças chegou a promover a proibição de anúncios para crianças e a mudança da legislação, com amplo respaldo da sociedade civil.


Louise Pulford
Louise é diretora da SIX, onde atua desde sua criação em 2008, ano em que a rede global com foco em inovação social foi incubada pela Young Foundation. Seu trabalho é ampliar a rede de organizações de inovação social ao redor do mundo, hoje com mais 1.500 atores. Louise é co-gestora do Consórcio Europeu de Comunidades de Inovação Social nos últimos três anos. Escreve e faz apresentações sobre o valor de redes e faz workshops para governos, OSC, Fundações e agências de inovação. Antes de trabalhar na SIX, Louise desenvolveu vários projetos na Young Foundation, incluindo o programa de liderança UpRising.


Leituras recomendadas:

Funding Systems Change

Geoff Mulgan: Os avanços dos últimos 10 anos no campo da inovação social

Beyond Organizational Scale: How Social Entrepreneurs Create Systems Change

Vídeos sobre o futuro da Inovação Social

Plataforma sobre Inovação Social do Instituto Sabin



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial