Notícias

Notícias

Kick-off de projetos apoiados pela Chamada Impulse

Organizações selecionadas e parceiros da edição de 2019 alinham objetivos e estratégias

Escrito por Tauani Lima com edição de Lysa Ribeiro (ICE)

A Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto reuniu, no mês de janeiro, representantes das organizações que tiveram propostas selecionadas na  última edição da Chamada Impulse.  A categoria de Comunicação recebeu atenção especial com a participação de convidados da Pipe Social, ponteAponte, Matiz Caboclo e All Set Comunicação para colaborar na co-criação de um plano de ação que integrará as ações e materiais a serem produzidos em 2020 pela Empreende Aí, Feel Filmes e Aupa..

O objetivo central da reunião foi discutir mensagens e narrativas para chegar ao melhor conteúdo multimidiático para disseminar o conceito de negócios de impacto entre empreendedores de todo o Brasil.  Empreendedores tradicionais ao compreenderem a possibilidade de atuarem com propósito podem se sentir motivados a se integrar ao campo. Por outro lado, para empreendedores sociais conhecer o conceito pode levar a se reconhecerem como empreendedores de impacto e ressaltar a importância de modelos de negócios que entregam soluções para os mais diversos desafios sociais e ambientais do país.

Vale relembrar os materiais que serão desenvolvidos: Empreende Aí será  responsável pela produção de vídeos sobre jornadas de negócios de impacto, Feel Filmes criará vídeos e podcasts sobre investimentos e negócios de impacto e Aupa vai produzir conteúdos jornalísticos sobre o  tema.

As cinco propostas selecionadas pela Chamada Impulse em 2019 receberam um total de duzentos mil reais em doações. Além da categoria de Comunicação, outras duas categorias foram contempladas: Boas práticas na Academia  – com a proposta apresentada por ponteAponte e a consultora Juliana Rodrigues para identificar, sistematizar e publicar práticas – e Conexão com economia regenerativa – com a proposta da Conexus para desenvolvimento de versão digital da ferramenta “Trilhas do Desenvolvimento Sustentável“ de modelagem e estruturação de negócios de impacto direcionada para organizações comunitárias que atuam com economia regenerativa.

Adicionalmente, a organização Fa.vela foi convidada para sistematizar metodologias de aceleração de negócios de impacto junto a grupos e territórios periféricos. A iniciativa recebeu o nome de “As cartografias do impacto – 1º mapeamento de impacto social da base para a base”.

A segunda edição da Chamada Impulse foi realizada pela Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto – em parceria com Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do BID-LAB, Britsh Council, Instituto Humanize e Itaú.



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial