Notícias

Notícias

Programa Academia realiza encontros nas regiões Nordeste e Sul

Com o interesse crescente sobre a temática de negócios de impacto e finanças sociais no meio acadêmico, a equipe do Programa Academia concentra seus esforços para atender as demandas de diferentes regiões do país e para fortalecer a rede de professores. O objetivo é apoiar as iniciativas das escolas, professores e atividades de extensão, motivando assim o desenvolvimento da produção e disseminação de conhecimento sobre o tema.

O 2º Encontro Regional do Programa Academia e Rede NIFS (Rede de Professores em Negócios de Impacto e Finanças Sociais) aconteceu no dia 17 de outubro, na Universidade Federal do Ceará (UFC). O professor Luiz Soares Júnior, coordenador da Graduação do Centro de Tecnologia da UFC, reuniu alunos e professores para participarem da apresentação da equipe do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). Célia Cruz, diretora-executiva do ICE, e Adriana Mariano, gestora do Programa Academia, falaram sobre a importância do fortalecimento do ecossistema para o avanço dos Negócios de Impacto e Finanças Sociais.

Os alunos mostraram interesse pelo tema, eles fazem parte do movimento internacional “Engenheiros sem Fronteiras”, que visa contribuir com a criação de uma nova geração de engenheiros, mais preocupada com as causas sociais e mais atuante no cenário mundial.

Os professores compartilharam sua visão sobre o ecossistema em Fortaleza. O professor Abraão Saraiva Júnior, membro da Rede Empreender ligada à Federação da Indústria e Economia do Ceará (FIEC) e diretor-adjunto de Extensão da UFC, mencionou várias iniciativas locais que visam promover o empreendedorismo e falou sobre a importância do crescimento de negócios de impacto. Participaram também do encontro Taylor Brito, da Organização Educacional Farias Brito, Instituto de Ensino Superior (IES) que criou a Fábrica de Ideias, centro de empreendedorismo e de inovação que promove eventos no campo.

“O encontro foi significativo porque criou conexões importantes para fortalecer o ecossistema dos negócios de impacto”, comenta Adriana Mariano, gestora do Programa Academia.

Conexões na região Sul

No mês de outubro, o ICE participou de mais três encontros com professores de instituições de ensino superior.

No dia 24 de outubro, Adriana Mariano e Célia Cruz participaram de um workshop com professores e alunos sobre Negócios de Impacto, parte da programação da XXIII Semana do Empreendedorismo e da Inovação Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos). O tema dessa edição foi “Ideias para um Brasil em transformação”. “O workshop foi um momento muito rico de troca de experiências e conhecimento, onde verificamos que o ICE é uma organização estruturada e competente, que busca o desenvolvimento de negócios de impacto social, e também a disseminação de conhecimento e geração de pesquisas na área. Também pudemos apresentar nossas práticas, pesquisas e todo o desenvolvimento do empreendedorismo na área de Gestão e negócios na Unisinos. Foi fundamental perceber o alinhamento das duas instituições e as possibilidades de trabalhos em conjunto, avaliou a professora Claudia de Salles Stadtlober, da Unisinos.

O professor Diego Marconatto, do Programa de Pós-Graduação da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, compartilhou os trabalhos da instituição nas áreas de pesquisa, docência e extensão no campo.

No dia 25 de outubro, as professoras Ingrid Jansch Porto, diretora do Centro de Empreendimentos em Informática (CEI), e Aurora Zen, da Escola de Administração, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), promoveram um encontro de professores interessados no tema Negócios de Impacto.

A UFRS possui cinco incubadoras e um parque tecnológico, e o ICE teve a oportunidade de conhecer a diversidade da atuação da instituição. “O encontro aproximou os docentes do Programa Academia. Acreditamos que novos negócios disruptivos vão surgir da união de várias especialidades de ensino, como engenharia, química, nutrição e assistência social, por exemplo”, comenta Adriana Mariano.

No mesmo dia, à tarde, a professora Gabriela Cardozo Ferreira, diretora da Rede de Inovação e Empreendedorismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (INOVAPUCRS) promoveu uma reunião do ICE com as professoras Anelise Adam, coordenadora da Incubadora de Empreendimentos Solidários e Tecnologia Social (Incubadora Social) da PUCRS. Essa organização surgiu com o propósito de fortalecer formas associativas econômicas solidárias para qualificação de seus processos produtivos e para identificar e aprimorar tecnologias sociais, visando o desenvolvimento sustentável.

A atuação da PUCRS no campo é muito promissora. Além da Incubadora Social, a PUCRS mantém a Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação – RAIAR.



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial