This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Modelo C: uma nova abordagem para o campo dos Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil
Clique para ver a publicação na íntegra
A nova metodologia, que une o Canvas e a Teoria de Mudança, destaca que é essencial modelar os negócios de forma integrada, articulando tese de impacto e modelo de negócios. Desenvolvida para ajudar negócios de impacto social a desenhar em uma narrativa única a sua lógica de impacto associada ao modelo do negócio, o Modelo C integra duas ferramentas extremamente eficientes que têm sido utilizadas para modelar negócios de impacto socioambiental: o Business Model Canvas, que privilegia a cadeia de resultados, e a Teoria de Mudança, que se concentra no desenho do negócio.
Consolidada em um guia de referência, o Guia Modelo C – #changemodel, a nova abordagem destaca que é essencial aos negócios de impacto considerar que as suas duas dimensões – impacto e retorno – são indissociáveis. “Essa separação não é mais possível. Negócios de impacto socioambiental não são isso ou aquilo, são ambos. Assim, advogamos pelo Modelo de Negócio e Teoria de Mudança, trabalhados em concomitância, a formar um modelo completo – o Modelo C: completo, compreensível, colaborativo, constante e de conteúdo vivo.
A proposta nasce da parceria que reuniu a Move Social e o Sense-Lab, empresas que atuam nos segmentos de planejamento estratégico e inovação, e contou com o apoio do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e da Fundação Grupo Boticário de Proteção a Natureza.