This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
O papel das Organizações Estruturantes no fortalecimento de ecossistemas locais de investimentos e negócios de impacto
Na literatura internacional elas são chamadas de “backbone organizations” que, em tradução livre, significa “organização espinha dorsal”. Para apresentar o conceito ao ecossistema brasileiro de investimentos e negócios de impacto, a Aliança pelo Impacto sugere chamá-las de organizações estruturantes.
Na prática, são “organizações com equipe dedicada e competências para coordenar o trabalho integrado de diversas organizações envolvidas em uma iniciativa de impacto coletivo”, de acordo com artigo publicado em 2012 na Stanford Social Innovation Review. E, embora esta seja uma função de dinamização das mais importantes, essas organizações ainda carecem de referências, reconhecimento e recursos para que possam dar ainda mais foco à essa missão estruturante e impulsionadora.
Lançada como um guia informativo, a publicação O papel das Organizações Estruturantes no fortalecimento de ecossistemas locais de investimentos e negócios de impacto contou com coordenação técnica do Sense-Lab e apoio do Instituto humanize. Nela são apresentados os conceitos de impacto coletivo ou de desenvolvimento de ecossistemas de apoio a negócios de impacto que pautam o trabalho das organizações estruturantes, e os riscos da ausência destas organizações nas estratégias de fortalecimento de ecossistemas locais.
Publicação elaborada no período em que o ICE ocupava a Diretoria Executiva da Aliança.