
Organizações de apoio a empreendedores de impacto selecionadas pela Chamada Elos de Impacto 2021-2022
Selecionadas representam todas as regiões do país e são orientadas, em sua maioria, para o apoio a empreendedores negros (as), mulheres ou empreendedores oriundos de territórios vulnerabilizados.
São Paulo, 25 de fevereiro de 2022 – Foram anunciadas as organizações selecionadas pela Chamada Elos de Impacto 2021-2022. A Chamada visa aportar recursos catalíticos (que contribuam para a mobilização de recursos de outras fontes) e conexões para projetos desenvolvidos por organizações que apoiam empreendedores de impacto de todo país. A iniciativa é uma realização do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial) e tem como parceiros estratégicos o Fundo Vale e a Cosan.
Desde 2012, o ICE tem sido um elo importante na cadeia de esforços e recursos para fortalecer o ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto no Brasil. Uma das estratégias adotadas pela organização é o fomento a organizações dinamizadoras, como universidades, incubadoras, aceleradoras e outras organizações que apoiam negócios de impacto. Essa estratégia baseia-se na visão de que essas organizações tem um papel relevante na estruturação desses negócios e também para o consolidação de ecossistemas locais de apoio a quem busca empreender com impacto.
Na edição de 2022, foram recebidas 55 inscrições válidas de todo país e foram selecionados 05 projetos. Os projetos apoiados na Chamada Elos 2021-2022 foram:
- InovaImpacto | Incubadora Tecnológica da Univates – Inovates (Mantida pela Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social – FUVATES). Lajeado – RS
- Da ideia ao Negócio de Impacto | Amazonia Lab. Belém – PA
- Programa Descentraliza – Laboratório de Impacto na Periferia | Impact Hub Brasília. Brasília – DF
- Escalando o apoio para negócios de impacto em estágio inicial | Quintessa. São Paulo – SP
- Capital de Impacto Startei | Inovação Social. Salvador – BA
Os projetos recebidos foram avaliados pela equipe técnica e a seleção final foi realizada por um comitê externo composto por representantes de diferentes organizações de referência: Alessandro Valério (Parque Tecnológico de São José dos Campos), Andrea Santos (Cesar School/ Artemisia), Gabriel Cardoso (Instituto Sabin), Juliana Oliveira (Sebrae – RJ), Kênia Cardoso (Fundação Tide Setubal), Juliana Zagottis (associada ICE) e Liz Lacerda (Fundo Vale). Os projetos serão implementados a partir de março de 2022 e terão acompanhamento e apoio da equipe ICE durante sua implementação, prevista para se encerrar em dezembro.