Notícias

Notícias

Sebrae disponibiliza R$ 45 milhões para pequenos negócios inovadores

O Sebrae está com edital aberto para investir R$ 45 milhões em fundos que queiram participar do projeto “Capitalizando empresas inovadoras”, que prevê aporte do Sebrae em Fundos de Investimento em Participações para serem destinados a pequenos negócios inovadores. Cinco fundos serão selecionados pela instituição para investimento.

Para se inscrever, o Fundo deve estar regularmente constituído sob a forma de Fundo de Investimento em Participações – Capital Semente ou Multiestratégia ou Produção econômica intensiva em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Os critérios de avaliação incluem tese de investimento, equipe, estratégia de formação de portfólio, carteira e pipeline, estratégia de investimento, custos, modelo de governança, solidez financeira, capacidade de prospecção de oportunidades, dentre outros.

As inscrições para participação no projeto podem ser feitas até o dia 31 de agosto. A partir do encerramento das inscrições será realizada a seleção dos Fundos, seguida de entrevistas e análise jurídica.

“Além do fomento a novas práticas pelas micro e pequenas empresas, o Sebrae vai passar a investir recursos em pequenos negócios inovadores. Estamos atuando de forma estratégica para garantir empresas mais competitivas”, explica o diretor de Administração e Finanças e presidente em exercício do Sebrae, Vinicius Lage.

Um dos maiores desafios para jovens empresas inovadoras é o acesso a capital. Pelo menos 40% das startups que fecharam as portas, nos últimos três anos, apontaram a dificuldade de acesso a capital como principal razão para essa decisão. Essa realidade ficou evidente na pesquisa feita com empresas do programa InovAtiva Brasil, a maior plataforma brasileira de pré-aceleração de startups.

A pesquisa ouviu 1.044 empresas, em dezembro passado, principalmente startups de Tecnologia da Informação e da Comunicação (31%), Desenvolvimento de Software (21%) e Serviços (18%).  Dessas empresas, 30% informaram a decisão de fechar as portas. O levantamento foi realizado pelo Sebrae e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), parceiros no InovAtiva Brasil.

Clique aqui para acessar o edital do Sebrae.



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial