Conheça os vencedores do Prêmio ICE 2016

A 3ª edição do Prêmio ICE de Finanças Sociais e Negócios de Impacto, realizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) por meio do Programa Academia, anuncia os vencedores desta edição. O Prêmio ICE busca incentivar e reconhecer trabalhos acadêmicos sobre Finanças Sociais e Negócios de Impacto de todo o Brasil, com o objetivo de contribuir para inserção desses temas nas instituições de ensino superior.

Na categoria Mestrado Stricto Sensu, o primeiro lugar ficou com o trabalho “Redes Sociais e o sucesso dos projetos de crowdfunding: um estudo quantitativo de redes egocentradas no Brasil”, de Rovian Dill Zuquetto, da Unisinos e o de segundo lugar com o trabalho “Empresas atuantes na base da pirâmide e as suas contribuições para a sustentabilidade: quadro de análise e evidências empíricas”, de Rodrigo Luiz Morais da Silva, da Universidade Federal do Paraná. Na categoria Graduação TCC, o primeiro colocado foi o trabalho “A competitividade dos negócios sociais: um estudo de casos do Brasil e de Bangladesh”, de Laís Naoko Higashi, da FEA- USP e o segundo colocado foi Negócios Sociais: uma comparação entre as diferentes abordagens teóricas”, de Ana Luiza Mathias, da UNESP – Marília.

O Comitê de avaliação concedeu uma menção honrosa para o trabalho “Mapeamento de negócios de impacto social e organizações congêneres no Brasil” apresentado por Caio Sousa da Silva, do Centro Universitário FEI, que após anunciado como 1º colocado na categoria graduação retirou sua candidatura por não apresentar no prazo previsto um dos documentos solicitados no regulamento.

Conheça aqui os trabalhos vencedores

Nessa terceira edição, o Prêmio ICE ganhou abrangência nacional e o número de trabalhos válidos triplicou em relação à edição anterior: foram 50 inscrições, de 26 instituições de ensino superior de diferentes regiões do pais.

“O alto número de inscritos tornou o processo seletivo ainda mais desafiador. A qualidade dos trabalhos deste ano superou as expectativas”, comentou a professora Rachel Stefanuto, coordenadora técnica do Prêmio. As inscrições vieram de 11 estados e do Distrito Federal, abrangendo quatro regiões do Brasil (50% Sudeste, 26% Sul, 16% Nordeste e 8% Centro-Oeste). Das inscrições válidas, 48% foram feitas por mulheres e 52% por homens. O Prêmio envolveu um total de 43 orientadores, sendo que 20% integram a Rede Negócios de Impacto e Finanças Sociais (NIFS) fomentada pelo ICE por meio do Programa Academia.

Para avaliar os trabalhos, foram convidadas 50 pessoas: 12 profissionais do campo e 38 professores de todo Brasil. “Segundo os integrantes da comissão avaliadora da segunda etapa, os trabalhos selecionados são relevantes para o campo e para o avanço do conhecimento”, destaca Adriana Mariano, gestora de Programas do ICE.
A categoria Pós-Graduação Stricto Sensu recebeu 19 inscrições, de 17 Instituições de Ensino Superior, representantes de 10 estados e de quatro regiões do Brasil (Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul). Das inscrições válidas, 58% foram de homens e 42% de mulheres. Os dois finalistas são da região Sul.

Na categoria Graduação TCC, foram inscritos 26 trabalhos de 16 Instituições de Ensino Superior, de oito estados e de três regiões do Brasil (Nordeste, Sudeste e Sul), mais Distrito Federal. Das inscrições válidas, 54% foram de mulheres e 46% de homens.

Os alunos e orientadores vencedores (1º e 2º colocados) serão reconhecidos publicamente na cerimônia de entrega do Prêmio que será realizada em 06 de abril, em São Paulo. Eles também receberão bolsas para formação acadêmica e profissional de R$ 3.000 (1º colocado – graduação), R$1500 (2ºcolocado – graduação), R$8.000 (1º colocado – mestrado) e R$4.000 (2ºcolocado – mestrado).

Para as categorias Pós-Graduação Lato Sensu e Graduação Plano de Negócios, a comissão organizadora não indicou finalistas entre os trabalhos inscritos.

Vencedores do Prêmio ICE 2016
Categoria Mestrado Stricto Sensu
1º colocado
Redes Sociais e o sucesso dos projetos de crowdfunding: um estudo quantitativo de redes egocentradas no Brasil”
Autor: Rovian Dill Zuquetto
Orientador: Jorge Renato de S. Verschoore
Escola: Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – São Leopoldo/RS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Administração

2º colocado
Empresas atuantes na base da pirâmide e as suas contribuições para a sustentabilidade: quadro de análise e evidências empíricas
Autor: Rodrigo Luiz Morais da Silva
Orientador: Farley Simon Mendes Nobre
Escola: Universidade Federal do Paraná – UFPR – PR
Curso: Programa de Pós-Graduação em Administração

Categoria Graduação TCC
1º colocado
A competitividade dos negócios sociais: um estudo de casos do Brasil e de Bangladesh
Autor: Laís Naoko Higashi
Orientador: Graziella Maria Comini
Escola: FEA-USP – SP
Curso: Administração

2º colocado
Negócios Sociais: Uma Comparação entre as Diferentes Abordagens Teóricas
Autor: Ana Luiza Mathias, da UNESP – Marília.
Orientador: José Geraldo Bertoncini Poker
Escola: UNESP – Marília.
Curso: Relações Internacionais

Menção Honrosa
Mapeamento de negócios de impacto social e organizações congêneres no Brasil
Autor: Caio Sousa da Silva
Orientador: Edson Sadao Iizuka
Escola: Centro Universitário FEI – SP
Curso: Administração

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