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Modelo C: uma nova abordagem para o campo dos Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil

A nova metodologia, que une o Canvas e a Teoria de Mudança, destaca que é essencial modelar os negócios de forma integrada, articulando tese de impacto e modelo de negócios. Desenvolvida para ajudar negócios de impacto social a desenhar em uma narrativa única a sua lógica de impacto associada ao modelo do negócio, o Modelo C integra duas ferramentas extremamente eficientes que têm sido utilizadas para modelar negócios de impacto socioambiental: o Business Model Canvas, que privilegia a cadeia de resultados, e a Teoria de Mudança, que se concentra no desenho do negócio.

Consolidada em um guia de referência, o Guia Modelo C – #changemodel, a nova abordagem destaca que é essencial aos negócios de impacto considerar que as suas duas dimensões – impacto e retorno – são indissociáveis. “Essa separação não é mais possível. Negócios de impacto socioambiental não são isso ou aquilo, são ambos. Assim, advogamos pelo Modelo de Negócio e Teoria de Mudança, trabalhados em concomitância, a formar um modelo completo – o Modelo C: completo, compreensível, colaborativo, constante e de conteúdo vivo.

A proposta nasce da parceria que reuniu a Move Social e o Sense-Lab, empresas que atuam nos segmentos de planejamento estratégico e inovação, e contou com o apoio do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e da Fundação Grupo Boticário de Proteção a Natureza.

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ICE – Instituto de Cidadania Empresarial