2017 04 06: Encontro Nacional 2017, Programa Academia ICE.

Programa Academia

O PROGRAMA

O Programa Academia tem como objetivo engajar professores e fortalecer a atuação das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras nas temáticas de Finanças Sociais e Negócios de Impacto, com ênfase nas três dimensões básicas do ensino: pesquisa, docência e extensão.

Os professores são o elo do Programa com a Academia. Assim, o Programa busca:

  • conectá-los com o ecossistema de Finanças Sociais e Negócios de Impacto brasileiro e internacional
  • estimular a produção de pesquisas e cases de empreendedorismo de impacto
  • criar novas disciplinas e cursos
  • estimular a criação e desenvolvimento de atividades de extensão, que conectem o aluno com a realidade local
  • sistematizar e disseminar suas práticas acadêmicas – proporcionando inspiração e engajamento.

HISTÓRICO

A iniciativa surgiu a partir de um grupo de professores, que a convite do ICE, começaram a se reunir, em 2013, para produzir conhecimento sobre os temas de negócios de impacto e finanças sociais. Com recursos do ICE e do Fundo Latino Americano de Inovações em Economia de Impacto, composto por Fundación Avina, Avina Américas, Omidyar Network e Fundação Rockefeller, foram apoiadas as primeiras produções do grupo. Em 2015, além do ICE a Rede contou com a parceria com o JP Morgan e a partir de 2017 com a parceria com BID/FOMIN.

De 2013 até 2015, fizeram parte do grupo instituições de ensino superior localizadas na região Sudeste. A partir de 2015, entretanto, o grupo procurou envolver novos professores de diferentes instituições de ensino superior, visando contribuir com o avanço do campo em todo Brasil.

ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO

CONHEÇA ALGUMAS ATIVIDADES DO PROGRAMA



Expansão e fortalecimento da Rede de Professores

Rede de Professores

A Rede de Professores do Programa Academia ICE tem como objetivos disseminar, inserir e fortalecer as atividades de docência, pesquisa e extensão relacionadas às temáticas de Empreendedorismo Social, Inovação Social, Negócios de Impacto (NI) e Finanças Sociais (FS).

O ICE apoia a Rede por acreditar que a Academia é um ator relevante na formação de novas lideranças para o campo, na produção de conhecimento e no desenvolvimento de soluções inovadoras para resolução de questões socioambientais. Anualmente, monitora os resultados alcançados de forma a acompanhar o crescimento do tema na academia.

Conheça quem participa da Rede e saiba como participar



Produção Disseminação de conhecimento

Prêmio ICE

A iniciativa premia trabalhos de Graduação e Pós Stricto Sensu (mestrado e doutorado), estimulando a pesquisa científica, a reflexão e a valorização da produção sobre Finanças Sociais e Negócios de Impacto.



Blog do Programa Academia

Uma das iniciativas da Rede de Professores foi a criação de um espaço virtual que reúne informações sobre estudos, pesquisas, artigos, eventos, editais e outros conteúdos relativos a Negócios de Impacto e Finanças Sociais produzidos por diversos docentes pesquisadores que são referências nesses temas no Brasil. Todas as pesquisas, cases e currículos de cursos produzidos pelo grupo são disponibilizados neste espaço. Acesse e inspire-se!

Conheça o BLOG da Rede de Professores do Programa ACADEMIA



Apoio às iniciativas de professores/IES

Chamadas ICE de apoio à Pesquisa e Cases de Ensino

Iniciativa voltada para professores que integram a Rede do Programa Academia. Tem como objetivo estimular a produção conjunta de pesquisas sobre Finanças Sociais e Negócios de Impacto – integrando docentes de diferentes instituições em um mesmo projeto de pesquisa.

Conheça aqui as propostas apoiadas na última chamada
Conheça aqui as pesquisas já realizadas


Apoio às iniciativas de extensão para comunidade

Mapeamento de ações desenvolvidas pelas instituições de ensino junto a comunidade e desenvolvimento de estratégias de como apoiá-las

ICE – Instituto de Cidadania Empresarial