This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
ICE e BID vão investir R$ 1,6 milhão para apoiar negócios de impacto socioambiental e fortalecer aceleradoras e incubadoras
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Instituto Cidadania Empresarial (ICE) anunciam a abertura da Chamada de Financiamento Semente para Negócios de Impacto Socioambiental e aporte a aceleradoras e incubadoras. O objetivo é apoiar o desenvolvimento e estruturação de negócios de impacto e também fortalecer a atuação de aceleradoras e incubadoras no país.
As inscrições para a chamada serão abertas no dia 19 de março e podem ser feitas até o dia 18 de maio de 2018. São elegíveis aceleradoras e incubadoras de negócios de impacto com sede no Brasil e que já tenham atuação na área. Os negócios de impacto também devem atender aos requisitos e critérios de seleção e avaliação que já estão disponíveis no regulamento.
Cada incubadora e aceleradora poderá apresentar até sete negócios de impacto de seu portfólio que:
1. Sejam formalmente constituídos e exerçam atividades compatíveis com seu CNPJ;
2. Não tenham recebido recursos da edição 2017 da Chamada ICE-BID;
3. Tenham explícito em sua missão o compromisso com o desenvolvimento de produtos ou serviços que resolvem problemas sociais e ambientais;
4. Monitorem periodicamente indicadores econômico-financeiros de suas atividades;
5. Tenham como principal atividade geradora de receita, ou potencial geradora, aquela que contribui para a solução de um problema social ou ambiental;
6. Tenham finalizado o processo de incubação ou aceleração há no máximo 03 anos;
7. Tenham pelo menos um dos sócios com dedicação integral ao negócio;
8. Não tenham em seu quadro executivo ou em posição majoritária no seu quadro societário funcionários do ICE ou membros associados à organização, nem seus parentes em primeiro grau.
As aceleradoras e incubadoras devem operar há pelo menos dois anos e já ter em seu portfólio pelo menos quatro negócios de impacto. Confira aqui os demais critérios de seleção das aceleradoras e incubadoras. Os negócios de impactos serão avaliados e selecionados sempre em conjunto com suas aceleradoras e/ou incubadoras. Aquelas que não atenderem aos requisitos de elegibilidade serão desclassificadas, assim como as empresas que fazem parte do seu portfólio.
A chamada é parte de um compromisso firmado em 2017 pelas duas instituições para o fortalecimento do ecossistema de negócios sociais no país e está alinhado as Recomendações da Força Tarefa de Finanças Sociais de ampliação da oferta de capital, aumento do número de negócios de impacto, o fortalecimento das organizações intermediárias; e a promoção de um macro ambiente favorável.
Serviço
Inscrições: De 19 de março a 18 de maio de 2018
Site: www.chamadaicebid.org.br
Contato de imprensa:
BID: Janaina Goulart – janainag@iadb.org – +1 623 3193
ICE: Vivian Rubia – vivian@ice.org.br – +55 11 3708-0491
Dúvidas sobre o regulamento:
ICE – Fernanda Bombardi – fernanda@ice.org.br – +55 11 3708-0491
Samir Hamra – samir@ice.org.br – +55 11 3708-0491