This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Professores mobilizados pelo Programa Academia ICE enfrentam a crise da Covid-19 comprometidos com a educação e o bem-estar dos estudantes
Programa Academia ICE promove encontros virtuais com rede de professores para o compartilhamento de metodologias, ferramentas e conteúdos.
Nos laboratórios de centros universitários e faculdades de todo Brasil e do mundo, pesquisadores e estudantes estão produzindo alternativas aos respiradores e equipamentos de proteção individual (EPI) – atualmente escassos no mercado – para profissionais da saúde, além de trabalhar na elaboração de uma vacina eficaz contra o novo coronavírus. Núcleos de pesquisa e observatórios de Ciências Humanas oferecem dados e tecnologias indispensáveis para entender e mitigar problemas sociais e econômicos decorrentes da pandemia. Para quem estava em sala de aula, encontrar novas maneiras de ensinar e aprender, ou se adaptar à educação à distância, é mais um desafio em razão do distanciamento social.
Na rede de professores de Instituições de Ensino Superior (IES), mobilizada pelo Programa Academia ICE, as dificuldades relatadas motivaram o Conselho da rede, formado também por docentes, a criar a Comunidade de Prática – Sala de Aula Virtual, um novo espaço online para troca de experiências sobre metodologias, ferramentas, conteúdos e formas de acolher melhor os estudantes nesse momento.
Segundo Adriana Mariano, gestora de programas do ICE, o encontro possibilitou a compreensão de que os caminhos assumidos pelas escolas para lidar com as limitações do momento foram distintos, variando de acordo com a natureza de cada IES e do perfil dos estudantes. “Observamos na Rede de Professores do Programa Academia ICE que os docentes têm níveis diferentes de experiência com plataformas e metodologias virtuais de ensino. De modo geral, as IES optaram pela sala de aula virtual”, comenta.
O primeiro ciclo de quatro encontros da Comunidade de Prática, focado em atividades de ensino, está programado para acontecer semanalmente até 14 de maio. O ciclo começou em 23 de abril, com a apresentação de recursos de aprendizagem virtual pela professora Ruth Mello, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Também foram abordados temas como o caso prático da transferência da disciplina de Inovação e Empreendedorismo Social para o modelo online, metodologias ativas para sala de aula virtual e uso de casos de ensino em aula virtual.
Compromisso com a educação e com as pessoas
Veja a seguir como algumas IES integrantes do Programa Academia ICE estão lidando com os desafios.
Universidade Católica de Pernambuco
A Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) lançou o portal UNICAP CO-VIDA, uma plataforma virtual que tem como finalidade reunir, divulgar e apoiar os diversos projetos e ações de colaboração e solidariedade que estão sendo realizados, tanto pela Universidade, como pela comunidade do entorno. As ações relacionam-se às áreas de tecnologias digitais de ensino, inovação para saúde e bem-estar social, assistência médica e psicológica à distância, apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade social e outras. Destacam-se a reforma para reabertura do Liceu de Artes e Ofícios em parceria com a Prefeitura de Recife e a Jeito Novo, organização destinada a acolher pessoas em situação de rua. Acesse o portal.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) desenvolve iniciativas de combate à pandemia em duas frentes. Pensando na crise econômica atual, alunos e professores do curso de Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL) lançaram inscrições para um projeto de mentoria em gestão voltado a pequenos negócios em áreas como estratégia, finanças, marketing, operação, gestão de pessoas e outras. Saiba mais aqui. A outra proposta, que contou com coordenação da professora Isamara Allegretti, integrante da Rede do Programa Academia, foi a criação da Rede Solidária São Léo, que busca beneficiar 10 mil famílias em situação de vulnerabilidade de São Leopoldo (RS), a partir da distribuição de produtos alimentícios e de higiene. Saiba mais na página da Rede no Facebook e acesse o material de divulgação.
Universidade Federal do Pará
A partir da criação do negócio social Anamã, alunos da ENACTUS, da Universidade Federal do Pará (UFPA), lançaram uma linha de produção de protetores faciais (do inglês, face shields) – equipamentos de proteção individual utilizados por profissionais da saúde – a partir do reuso de garrafas PET. Acesse a página do Anamã no Instagram.
Universidade Federal de Santa Maria
Com apoio de 50 voluntários, entre eles a professora Débora Bobsin, da Rede do Programa Academia, professores e alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de outras instituições de ensino superior, além de profissionais do mercado, criaram uma rede voluntária de apoio a trabalhadores e microempreendedores. Os atendimentos, que incluem assessoria em direito trabalhista, finanças pessoais e empresariais durante o período de isolamento, bem como em saúde e segurança do trabalho, são realizados por meio de canais virtuais.
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Juntamente com outros professores e alunos, Katianny Estival, docente na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, na Bahia, está promovendo mentorias voluntárias, gratuitas e online – via WhatsApp e telefone – para organizações, empreendedores sociais e microempreendedores. A iniciativa é realizada no âmbito dos projetos de extensão Administração com Arte e Escritório de Projetos e Consultoria. Semanalmente, Katianny promove de uma a duas lives em sua página no Instagram, com temas relacionados aos impactos sociais, culturais, tecnológicos e econômicos da Covid-19 e assuntos como empreendedorismo feminino, criatividade, desenvolvimento humano e outros.
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
O Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF), projeto de pesquisa e extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), está mapeando iniciativas de enfrentamento à crise da Covid-19 em Florianópolis (SC). Até o momento, foram listadas 35 iniciativas, entre fundos de apoio e ações promovidas por associações, movimentos da sociedade civil, governo e empresas da cidade. No site do OBISF, é possível consultar e indicar outras iniciativas que respondam aos desafios causados pela pandemia.
Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM)
Professoras da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) apoiam a criação de um Banco Comunitário e moeda social nas comunidades da Grande Florianópolis, iniciativa do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM), com o intuito de estimular o protagonismo comunitário e a economia solidária durante a crise provocada pelo novo coronavírus. Em março deste ano, o Instituto lançou uma Linha de Apoio Emergencial com o objetivo de promover o acesso à alimentação, produtos de higiene e de limpeza em áreas de vulnerabilidade social. Até 20 de abril, mais de R$ 70 mil foram repassados para 14 intervenções em diferentes comunidades na região. Estima-se que mais de 800 famílias – cerca de quatro mil pessoas – já receberam cestas básicas e outros produtos. Para implementar essas ações, o ICOM criou um comitê consultivo formado por oito profissionais de diferentes áreas, para auxiliar na elaboração de estratégias e diretrizes para a aplicação dos recursos.