Notícias

Notícias

ICE lança curso online para consultores e profissionais de incubadoras e aceleradoras de negócios de impacto

Com turma piloto de 100 alunos, formação foi criada pensando em quem está na linha de frente do trabalho com com empreendedores.  

Uma das estratégias do programa Incubação e Aceleração de Impacto do ICE para 2020 é realizar iniciativas que visem a formação das aceleradoras e incubadoras para aperfeiçoar suas ações de suporte aos negócios de impacto. É nessa categoria que se encaixa o curso on-line Como Apoiar Negócios de Impacto Social e Ambiental

Iniciada em fevereiro, a formação totalmente à distância tinha como meta inicial  selecionar 75 participantes entre profissionais de aceleradoras e incubadoras e consultores de negócios de impacto. Entretanto, devido à grande procura – foram 300 inscritos –  a primeira turma teve início com 100 participantes.  

Fernanda Bombardi, gerente executiva do ICE, explica que a experiência do instituto com a formação de gestores de incubadoras e aceleradoras, em parceria com Sebrae e Anprotec desde 2015, motivou a nova iniciativa. 

“Apesar de seu papel fundamental na liderança de incubadoras e aceleradoras, percebemos que no dia a dia, não são os gestores que sentam com os empreendedores que estão sendo incubados para  orientá-los. Por isso, precisamos capacitar também outras pessoas, as que trabalham diretamente com os negócios de impacto. Assim poderemos ter um salto qualitativo no pipeline”, explica a gerente. 

O curso online do ICE foi desenhado para que equipes das incubadoras e aceleradoras, mentores e consultores possam se aprofundar em conteúdos e ferramentas para inserção do impacto na estratégia do negócio, definição de estratégia para geração de receita, precificação, segmentação de clientes, e outros pontos. 

Todo o conteúdo do curso foi construído pela parceria entre ICE e Sense-Lab. Com 60 horas de carga horária, a formação é dividida em cinco módulos: Negócios como forma de resolver desafios socioambientais; O apoio a negócios de impacto; Modelos de negócios de impacto; Avaliação de impacto; e O ecossistema de negócios de impacto. 

 

Profissionais de impacto de todo o Brasil têm acesso ao curso

As cinco regiões do Brasil foram representadas tanto nas inscrições quanto nos profissionais selecionados para participar do curso. A região Sudeste é a responsável por maior número de participantes, com 122 inscritos (40,8%), seguido da região Sul (54 inscritos) e Norte (49). A distribuição regional dos selecionados para participar seguiu a mesma lógica: a maioria do Sudeste (37), seguidos de sulistas (24). A exceção foi a terceira região com mais selecionados, o nordeste, com 17 representantes. 

Mais de 50% dos cursistas – 58 de 100 – pertencem a uma organização que já faz parte do programa Incubação e Aceleração de Impacto do ICE. Além disso, outros representantes de organizações intermediárias também compõem a turma. 

A realização exercícios e atividades ao longo do curso permitirá a emissão de um certificado de acordo com o desempenho de cada participante. 

 



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial