Notícias

Notícias

ICE e BID vão investir R$ 1,6 milhão para apoiar negócios de impacto socioambiental e fortalecer aceleradoras e incubadoras

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Instituto Cidadania Empresarial (ICE) anunciam a abertura da Chamada de Financiamento Semente para Negócios de Impacto Socioambiental e aporte a aceleradoras e incubadoras. O objetivo é apoiar o desenvolvimento e estruturação de negócios de impacto e também fortalecer a atuação de aceleradoras e incubadoras no país.

As inscrições para a chamada serão abertas no dia 19 de março e podem ser feitas até o dia 18 de maio de 2018. São elegíveis aceleradoras e incubadoras de negócios de impacto com sede no Brasil e que já tenham atuação na área. Os negócios de impacto também devem atender aos requisitos e critérios de seleção e avaliação que já estão disponíveis no regulamento.

Cada incubadora e aceleradora poderá apresentar até sete negócios de impacto de seu portfólio que:

1. Sejam formalmente constituídos e exerçam atividades compatíveis com seu CNPJ;

2. Não tenham recebido recursos da edição 2017 da Chamada ICE-BID;

3. Tenham explícito em sua missão o compromisso com o desenvolvimento de produtos ou serviços que resolvem problemas sociais e ambientais;

4. Monitorem periodicamente indicadores econômico-financeiros de suas atividades;

5. Tenham como principal atividade geradora de receita, ou potencial geradora, aquela que contribui para a solução de um problema social ou ambiental;

6. Tenham finalizado o processo de incubação ou aceleração há no máximo 03 anos;

7. Tenham pelo menos um dos sócios com dedicação integral ao negócio;

8. Não tenham em seu quadro executivo ou em posição majoritária no seu quadro societário funcionários do ICE ou membros associados à organização, nem seus parentes em primeiro grau.

As aceleradoras e incubadoras devem operar há pelo menos dois anos e já ter em seu portfólio pelo menos quatro negócios de impacto. Confira aqui os demais critérios de seleção das aceleradoras e incubadoras. Os negócios de impactos serão avaliados e selecionados sempre em conjunto com suas aceleradoras e/ou incubadoras. Aquelas que não atenderem aos requisitos de elegibilidade serão desclassificadas, assim como as empresas que fazem parte do seu portfólio.

A chamada é parte de um compromisso firmado em 2017 pelas duas instituições para o fortalecimento do ecossistema de negócios sociais no país e está alinhado as Recomendações da Força Tarefa de Finanças Sociais de ampliação da oferta de capital, aumento do número de negócios de impacto, o fortalecimento das organizações intermediárias; e a promoção de um macro ambiente favorável.

Serviço

Inscrições: De 19 de março a 18 de maio de 2018

Site: www.chamadaicebid.org.br

Contato de imprensa:

BID: Janaina Goulart – janainag@iadb.org – +1 623 3193

ICE: Vivian Rubia – vivian@ice.org.br – +55 11 3708-0491

Dúvidas sobre o regulamento:

ICE – Fernanda Bombardi – fernanda@ice.org.br – +55 11 3708-0491

Samir Hamra – samir@ice.org.br – +55 11 3708-0491

 



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial