This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Teoria de Mudança
Há anos, iniciativas de organizações da sociedade civil, filantropia, investimento social privado e políticas públicas tentam solucionar uma parte dos inúmeros desafios sociais e ambientais do Brasil. Os investimentos e negócios de impacto surgiram para somar forças. Eles atraem parte do capital privado, hoje investido em mercados tradicionais, trazendo mais soluções para problemas socioambientais.
Fonte: Aliança pelo Impacto.
ICE se dedica desde 2014 ao fortalecimento do ecossistema de investimentos e negócios de impacto no Brasil ajudando a promover avanços nos últimos anos e a mapear os desafios que uma agenda dinâmica como a do impacto positivo apresenta.
Nossa Teoria de Mudança para o período de 2021 a 2025 se estrutura em quatro focos estratégicos, que se conectam aos programas do ICE.
- MOBILIZAÇÃO DE ATORES E REDES CHAVE | Atrair o interesse de lideranças que incorporem a agenda de impacto dentro de suas organizações e redes assumindo compromissos estruturantes.
- INFLUÊNCIA SOBRE GESTORES E INVESTIDORES | Mobilizar mais capital para o ecossistema e estimular a criação de produtos financeiros que atraiam investidores, acionistas, fundações e governo, trazendo o impacto para o centro de suas decisões.
- INFRAESTRUTURA DE APOIO | Fortalecer um ambiente institucional favorável (cultura, legislação e regulamentação) e infraestrutura com redes, plataformas de formação, conteúdo de referência e condições para replicação de boas práticas.
- INOVAÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL | Gerar repertórios e evidências que comuniquem as inovações do ecossistema e seu poder transformador, engajando cada vez mais atores estratégicos.
VISÃO DE TRANSFORMAÇÃO
O ecossistema de investimentos e negócios de impacto se consolida gerando soluções inovadoras para superação das principais questões sociais e ambientais do Brasil, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, atraindo novos capitais e servindo como referência e inspiração para uma economia que coloca impacto no centro de todas as decisões.
Saiba mais
- Para conhecer a versão completa da Teoria de Mudança do ICE, construída com apoio do Sense-Lab, clique aqui.
- O primeiro ciclo de trabalho do ICE na agenda de investimentos e negócios de impacto foi objeto de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A parceria teve seus resultados avaliados pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). Acesse o relatório.
- O relatório sobre o ecossistema no período 2015-2020 e as novas recomendações para o avanço do campo até 2025 da Aliança pelo Impacto também nortearam a construção da nova Teoria de Mudança.
- Conheça os resultados do ICE para o desenvolvimento do ecossistema em nossos relatório anuais.