Teoria de Mudança
Há anos, iniciativas de organizações da sociedade civil, filantropia, investimento social privado e políticas públicas tentam solucionar uma parte dos inúmeros desafios sociais e ambientais do Brasil. Os investimentos e negócios de impacto surgiram para somar forças. Eles atraem parte do capital privado, hoje investido em mercados tradicionais, trazendo mais soluções para problemas socioambientais.
Fonte: Aliança pelo Impacto.
ICE se dedica desde 2014 ao fortalecimento do ecossistema de investimentos e negócios de impacto no Brasil ajudando a promover avanços nos últimos anos e a mapear os desafios que uma agenda dinâmica como a do impacto positivo apresenta.
Nossa Teoria de Mudança para o período de 2021 a 2025 se estrutura em quatro focos estratégicos, que se conectam aos programas do ICE.
- MOBILIZAÇÃO DE ATORES E REDES CHAVE | Atrair o interesse de lideranças que incorporem a agenda de impacto dentro de suas organizações e redes assumindo compromissos estruturantes.
- INFLUÊNCIA SOBRE GESTORES E INVESTIDORES | Mobilizar mais capital para o ecossistema e estimular a criação de produtos financeiros que atraiam investidores, acionistas, fundações e governo, trazendo o impacto para o centro de suas decisões.
- INFRAESTRUTURA DE APOIO | Fortalecer um ambiente institucional favorável (cultura, legislação e regulamentação) e infraestrutura com redes, plataformas de formação, conteúdo de referência e condições para replicação de boas práticas.
- INOVAÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL | Gerar repertórios e evidências que comuniquem as inovações do ecossistema e seu poder transformador, engajando cada vez mais atores estratégicos.
VISÃO DE TRANSFORMAÇÃO
O ecossistema de investimentos e negócios de impacto se consolida gerando soluções inovadoras para superação das principais questões sociais e ambientais do Brasil, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, atraindo novos capitais e servindo como referência e inspiração para uma economia que coloca impacto no centro de todas as decisões.
Saiba mais
- Para conhecer a versão completa da Teoria de Mudança do ICE, construída com apoio do Sense-Lab, clique aqui.
- O primeiro ciclo de trabalho do ICE na agenda de investimentos e negócios de impacto foi objeto de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A parceria teve seus resultados avaliados pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). Acesse o relatório.
- O relatório sobre o ecossistema no período 2015-2020 e as novas recomendações para o avanço do campo até 2025 da Aliança pelo Impacto também nortearam a construção da nova Teoria de Mudança.
- Conheça os resultados do ICE para o desenvolvimento do ecossistema em nossos relatório anuais.